Como criar a Identidade visual de uma marca?
Existem várias formas de planejar essa criação. O mais importante é que o dono da marca consiga descrever sua história, diferencial, conceitos, objetivos e público. Assim, a empresa / pessoa que irá elaborar sua marca conseguirá criar algo específico para seu negócio.
Depois de ler a matéria sobre branding é bacana você ler essa matéria sobre identidade visual.
O que é a identidade visual de uma marca?
Bem, de forma clara, identidade visual é a imagem da marca. Hum, mas o que é isso realmente? É a caracterização do seu produto. Um emblema, imagem, monograma, conjunto de letras que ao serem vistos falam exatamente o que é seu produto. Isso inclui tudo o que os consumidores podem ver e relacionar com o tipo de produto que você vende.
Em outras palavras, um erro muito comum é achar que a identidade visual é o nome, e ela não é apenas o nome, é um conjunto de nome, símbolo, cores e características que constroem sua imagem.
Qual o melhor tipo de logomarca para você?
Sua identidade visual pode ter essas configurações acima ou uma combinação de duas opções como iniciais e nome, ou emblema e nome.
O importante é que ela demonstre de forma clara qual é o perfil do seu público, como é seu produto e o que o difere de seus concorrentes.
Desenvolvendo sua marca
O primeiro passo para a elaboração da identidade visual aqui na Dbs Web começa com o cliente respondendo ao nosso questionário que serve como briefing.
Nele você irá detalhar tudo que você mais gosta, a história da sua empresa, como surgiu a ideia, as cores que você mais gosta e as que detesta. Enfim, tudo que poderá nos ajudar a construir sua marca.
É fundamental que a gente possa compreender também os objetivos que você pretende alcançar, qual a região e público de interesse que você irá ofertar seu produto. Para que, baseada nesses dados seja possível iniciar o esboço do seu projeto.
Após o Briefing
Após alinhado seu conceito vamos avaliar um desenho que represente tudo que você quer expressar, iremos fazer uma análise de cor dentro do que melhor te representa e depois pensaremos no seu slogan ou no conceito da marca.
Cuidados com sua Identidade Visual
Primeiramente é fundamental que se crie um Manual De Marca. É nele que ficam descritas toda aplicabilidade de sua marca. É no manual de marca que colocamos seus conceitos e como se podem aplicar a logomarca de forma que a preserve. O que mais se vê hoje em dia é as pessoas usando imagens distorcidas, principalmente quando é de terceiro. Essa falta de cuidado pode ser minimizada quando se tem um manual de aplicação detalhando as formas possíveis de utilização.
Outra questão fundamental da Identidade visual
Outro cuidado fundamental é fazer o registro de sua logomarca no INPI. Essa é a única garantia que sua marca não será copiada ou roubada.
No INPI (Instituto Nacional da Propriedade industrial) você poderá registrar sua marca ou até mesmo sua patente. Para saber como registrar sua logomarca no INPI entre no link acima.
Quer fazer sua identidade visual? Entre em contato conosco ou preencha esse formulário abaixo.
Tipografica na Identidade Visual
No que diz respeito as letras, o que chamamos de Tipografia, é importante considerar os estilos e as serifas.
Serifas, são os prolongamentos das pontas de cada letra – o que torna sua letra mais desenhadas e singular.
As fontes que possuem esses tipo de detalhes geralmente são utilizadas por marcas mais descontraídas.
Já as tipías mais sérias, conservadoras e mais lineares são usadas em logomarcas mais conservadoras.
Por isso que é importante compreender bem o perfil do seu negócio para conseguir construir esse conceito na marca.
As cores da Identidade Visual
A primeira questão fundamental é avaliar bem a psicologia relacionada a cada cor, afinal, cada cor pode causar diferentes sensações no público alvo.
O Neil Patel publicou um gráfico muito interessante mostrando o significado das cores e diversas logomarcas conhecidas.
Em síntese sua marca deve conseguir mostrar os fundamentos, visão e experiência que sua marca oferece. Interessado em criar sua Identidade visual? Entre em contato conosco. Preencha esse briefing abaixo que iremos falar com você.