Agência de Marketing

AGÊNCIA DE MARKETING E SEUS MISTÉRIOS

Como ficou o fluxo de trabalho de sua empresa com essa pandemia?
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O trabalho de Agência de Marketing Digital 

Como fica o fluxo de trabalho com a pandemia? Você já organizou sua empresa para trabalhar em home office?

Uma das maiores dificuldades das pequenas empresas é com relação ao fluxo de trabalhos. Normalmente porque elas crescem desorganizadamente. 

O empreendedor brasileiro começa a trabalhar com a cara e a coragem, acumula milhares de funções e vai aprendendo na “raça”. 

Esse é nosso perfil, o que pode ser até muito bom, pois aprendemos muito e desenvolvemos um perfil de profissional que se vira com o que tem.  

Entretanto, esse tipo de atitude nos faz cometer mais erros. E erros, por muitas vezes, impactam diretamente nas finanças. 

O planejamento de uma agência de marketing inclui compreender bem seu negócio. Definir os cargos necessários que sua empresa precisará no primeiro momento, segundo e a medida que for crescendo. Detalhar as atribuições de cada cargo e quem sabe até já aproveitar para fazer um plano de carreira

Fluxo de Agência de Marketing

O próximo passo é compreender como montar o fluxo de trabalho da empresa. Pois se a organização das etapas e processos for ineficiente ou mal estruturada, o negócio pode perder desempenho e clientes.

Para evitar isso, é fundamental detalhar seu planejamento e adotar medidas que fortaleçam as atividades, tarefas e ações de todos os seu colaboradores.

Como somos uma agência de marketing digital, vamos detalhar nosso fluxo de como fizemos para tornar nossa agencia tão efetiva no controle de nossos jobs.

Automatizar nosso fluxo de trabalhos foi o que permitiu que nossa agência de marketing funcionasse normalmente em meio a essa pandemia

Aprendemos como controlar os colaboradores em Home Office para que isso não impactasse em nosso funcionamento durante a pandemia do covid-19

 

Agencia de Marketing

O fluxo de trabalho da agência

O fluxo de trabalho foi construído organizando as etapas que se inicia na proposta, depois assinatura do contrato. Assim vamos definindo todos os profissionais envolvidos e a distribuição dentro de  nossa agência de marketing. 

Compreendendo o fluxo da agencia foi possível sistematizar nossos trabalhos. 

Aqui na Dbs Web, podemos dizer que o fluxo de trabalho corresponde ao que é feito, de modo harmonioso para que o pedido do cliente se transforme em uma ação ou campanha finalizada e entregue.

Qual o nosso fluxo de trabalho

O fluxo normal de produção de uma agência de marketing é dividido em várias etapas correlacionadas e interdependentes. 

Embora cada uma das etapas dependa de outra anterior, para que funcione adequadamente. Em geral, temos essas fases de trabalho:

Prospecção e solicitação do cliente

Nosso processo se inicia no contato de um cliente ou potenciais clientes. Essa etapa pode ser realizada pela equipe comercial ou como em nosso caso que ainda não temos uma equipe comercial pela Head da empresa. 

Agendamos uma primeira visita para compreender o que o cliente necessita, como funciona sua empresa, quais os produtos que eles oferecem e quais seus objetivos e expectativas de marketing. 

Após essa primeira reunião elaboramos uma proposta e enviamos para o cliente. 

O segundo momento é quando o cliente aprova a proposta. 

 

Planejamento

Uma vez assinado nosso contrato, definimos quais profissionais deverão participar deste job. Essa divisão de tarefas é definida de acordo com o planejamento do material solicitado e de acordo com as campanhas desenvolvidas. 

Nesta etapa trabalham: Planejamento, diretoria e comercial. 

O planejamento detalha o job, o briefing do cliente e produz um documento com todas as informações de mercado de concorrentes diretos e indiretos, referências e campanhas. 

São feitas avaliações sobre que formas de comunicação serão mais vantajosas e quais características devem ser ressaltados para fortalecer a marca do cliente.

A partir desta etapa o planejamento é responsável por dividir as tarefas entre os profissionais que irão atuar no processo e gerenciar todo o daily scrum

Reunião de Briefing

Com base nesse detalhamento definimos quais serão os profissionais envolvidos. 

Nesta etapa trabalham: a equipe de criação, equipe de conteúdo e o planejamento. 

Aqui serão avaliadas as personas do cliente, linguagem utilizadas, materiais desenvolvidos, em que mídias o material terá maior impacto, quais seus possíveis resultados, entre outras nuances.

O briefing é a alma de todo o trabalho de uma agência de marketing. 

É nesta etapa que avaliamos o famoso: O que é o produto. Quais seus diferenciais. Como ele pode se posicionar no mercado. E quais os melhores canais. 

Quanto mais profundo o briefing menor as chances de refação.

Todo o trabalho será incluído em uma ferramenta de gerenciamento de projetos e compartilhadas com os profissionais responsáveis. 

Produção do conteúdo

Essa é a primeira etapa de trabalho aqui de nossa agência, o desenvolvimento do Copy. Criamos frases, conteúdos, roteiros e editoriais do que será desenvolvido. 

Conceituamos tudo que seja desenvolvido conforme as especificações do briefing. É fundamental que se crie os conteúdos e descreva o que é preciso fazer. 

Participam dela o conteudista e redatores.

Departamento de criação

Após o conteúdo pronto eles serão inseridos em nossa plataforma de gestão para os design. Após layout pronto, as peças passam para a diretoria aprovar. 

Aprovação

Existem duas etapas de aprovação de serviços em toda agencia de marketing: interna e externa. 

A primeira é quando profissionais da área criativa e da área comercial, especificamente os responsáveis pelo projeto, validam o que foi feito. 

A segunda corresponde à aprovação final, ou seja, quando o material é enviado para o cliente avaliar.

Todo nosso sistema é automatizado para facilitar o fluxo de aprovações e para que todos os registros sejam anotados no sistema. 

Veiculação e mensuração de resultados

Depois de aprovado pelo cliente, todo conteúdo volta para o departamento de planejamento, que é responsável pela veiculação, orçamentos e produção de peças.  

Em se tratando de campanhas em mídias sociais, o departamento de social media ficará responsável pela automação e pela mensuração de resultados. 

Por isso, é importante coletar todos os dados e informações sobre a reação das pessoas para futuras análises e definição de novas estratégias.

Para aprender mais conosco, acompanhe nosso blog, ou siga nosso Instagram.

 

Não perca as novidades do mundo do Marketing Digital.

CONVERSE COM A GENTE

Marque uma visita ou chamada de vídeo (Skype, Hangout)

sim_mockup

TRANSFORME SEU SONHO
EM REALIDADE DIGITAL

redejur mockup site
redejur site
redejur mobile
redejur conecta
michele-pereira-mockup
saito-mockup2
Logo_Mockup_Paper_Edition_01
fabric-logo-mockup-230514222-min
movemente-se-mockup
pelomundo_mockup3
sim_mockup