O que é Branding?
O sucesso de uma marca vai muito, mas muito além dos produtos que ela vende. Por que será que algumas marcas são mais lembradas e mais queridas pelo público do que suas concorrentes que vendem praticamente o mesmo produto?
Umas das respostas possíveis a essa pergunta é: o branding.
Comportamento inconsciente do consumidor
Consumidores, mesmo que inconscientemente, não compram apenas produtos.
Compram ideias, valores e estilo de vida atrelados à marca, desde que eles se identifiquem com esses valores.
Branding, portanto, é um conjunto de estratégias usadas para construir e manter a imagem de uma marca a fim de se diferenciar da concorrência e fidelizar seu público.
Fazer branding não tem a ver com fazer marketing ou publicidade. Os aspectos trabalhados no branding são mais subjetivos, estão muito mais ligados a valores, emoções e percepção de mundo.
Além disso, esse trabalho não é feito da noite para o dia. Podemos levar anos até conseguir firmar essa personalidade na mente dos consumidores.
É um trabalho árduo, porém importante, onde uma autoanálise da marca será feita para que você consiga definir sua missão, o que você quer passar ao público e de que forma fazer isso.
Branding de marca
A ideia de branding está diretamente atrelada ao conceito de marca. Então, antes de pensar em como fazer branding é necessário entender o que é uma marca.
A sua marca não é o produto ou serviço que você oferece. E também está longe de ser o seu logotipo, sua identidade visual, slogan e até mesmo o seu nome. A marca é a personalidade do seu negócio.
Todas essas outras coisas são formas de deixar essa personalidade mais clara para o público.
Lembre-se: sua marca é aquilo que falam sobre você quando você não está presente.
- Qual a impressão que você causa no seu cliente?
- Quais emoções e impressões você quer passar?
Para entender isso, faça um exercício profundo de reflexão e responda algumas perguntas:
- Qual a sua missão?
Tente responder em uma frase curta.
- Qual a sua história?
- Quais as vantagens do seu produto?
- Como as pessoas te enxergam hoje?
- A quais sentimentos e adjetivos você quer associar sua empresa?
Porque o Branding é importante
Esses valores deverão nortear todo o caminho da sua empresa, fazendo um movimento de dentro para fora.
Ou seja, sua equipe deve conhecer e viver esses valores, o ambiente empresarial deve respirar essa identidade no dia a dia. Tudo isso deve constar em seu manifesto de marca.
E o mais importante, seu produto deve entregar exatamente o prometido. O atendimento ao cliente precisa ser impecável e imprimir essa personalidade.
E, claro, a identidade visual, nome, logotipo e slogan precisam estar em harmonia com suas crenças, emoções e valores.
O que é logotipo?
O logotipo (ou logo) é o elemento visual que simbolizará a sua marca. Ele pode ser representado por um texto junto de uma imagem, por apenas um texto ou somente por uma imagem.
A presença de um logo é capaz de transformar o entendimento que o público possui sobre determinada empresa e agregar valor ao produto/serviço oferecido.
Um bom exemplo é o logotipo da Google: uma tipografia simples e uma variedade de cores que comunica dinamismo e flexibilidade.
Abordagem que tem total relação com a empresa, já que a Google trabalha constantemente para criar ideias inovadoras e oferecer diversos produtos e serviços.
Devo comprar uma logo template, de sites geradores de logo?
Acho que após ler isso ficou claro o quão absurdo é comprar uma logomarca template ou fazer qualquer coisa em um gerador de logomarcas online. Esse é o primeiro passo para uma péssima construção de imagens.
E muitas vezes é uma perda de tempo já sua branding é toda construída em volta dos conceitos e valores do seu negócio e irão perdurar enquanto sua empresa durar.
Por isso, tenha muito cuidado ao construir sua imagem e marca, pois elas são a representação do seu valor.
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Caso queira construir seu Branding, fale conosco. A DBS WEB está a postos para te ajudar.